A MORTALIDADE DO PECADO

Romanos 7:19-24
Apóstolo Paulo está fazendo uma reflexão profunda e verdadeira dos conflitos da nossa mente. Temos batalhas mentais terríveis a ponto de nos perturbar e tirar toda a nossa paz.
Existe na árvore genealógica do homem que foi transmitido do primeiro homem, Adão, até chegar à nossa vida e depois dos nossos filhos, netos, bisnetos e etc, até Cristo voltar. (Romanos 5:12) - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Paulo diz (Romanos 7:19) - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ele diz no vr 15 Não entendo o que faço, pois não pratico o que quero, e sim o que odeio.
1)      O homem já nasce no pecado:
Ø  (Salmos 51:5) - Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Davi filho de Jessé, filho de Obede que era filho de Boaz.
2)      O pecado é altamente viciante:
Ø  Já nascemos no pecado, crescemos no pecado e gostamos do pecado.
Ø  Somos impulsionados a todo o momento, pela mente e pelo corpo, a pecar.
Ø  (Gênesis 4:6) - E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? (Gênesis 4:7) - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. (Gênesis 4:8) - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
Ø  (Romanos 7:15) - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
Ø  Mesmo sabendo que era errado, que desagradava a Deus, que era pecado contra o Senhor Paulo dizia, o que não quero fazer isso é o que faço...
3)      A lista dos pecados carnais:
Ø (Gálatas 5:19) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, (Gálatas 5:20) - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, (Gálatas 5:21) - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
4)      Existe uma guerra travada entre o sobrenatural e o natural:
Ø  (Gálatas 5:17) - Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Ø  (Mateus 26:41) -  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Ø  É questão de sobrevivência espiritual o seu espírito vencer a sua carne.
Ø  Quem está mais forte: o espírito ou a carne?
Ø  (Romanos 8:8) - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Ninguém quer ficar perto de uma pessoa desagradável...

5)      Todos nós precisamos da ajuda de Cristo para vencer essa batalha:
Ø  Jesus guerreou essa mesma luta que travamos todos os dias: (Hebreus 2:17) - Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. (Hebreus 2:18) - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Ø  Precisamos da ajuda de Jesus para vencer essa guerra. Sem Jesus não há vitória. Lutar contra o pecado sem Cristo é escolher o caminho da derrota. O primeiro passo para vencer a guerra contra o pecado é deixar Jesus tomar conta da nossa vida e declarar que não há outro Senhor a não ser Jesus Cristo.

Pr. Adail Rodrigo Giannini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A MORTALIDADE DO PECADO Romanos 7:19-24 Apóstolo Paulo está fazendo uma reflexão profunda e verdadeira dos conflitos da nossa mente. ...